quinta-feira, 18 de março de 2010

HIPERTEXTOS

Com a popularização da informática e o acesso às mídias por parte dos alunos é cada vez mais precoce. Antes mesmo de ingressar no ambiente escolar muitos dos nossos alunos já tem contato com o mundo virtual dos hipertextos e a sua navegação através dos hiperlinks se faz de forma natural e usual, onde através dos mesmos busca-se informações, conhecimento, comunicação e lazer. Dentro desta realidade e reconhecendo o hipertexto como uma ferramenta pedagógica de aprendizagem, nós professores devemos buscar alternativas para fazer uso consciente deste recurso em favor da melhoria da aprendizagem. Utilizar de todas as potencialidades que os hipertextos nos oferece, criando estratégias que levem nossos alunos a se utilizarem dos hipertextos em pesquisas em bibliotecas virtuais de forma interativa, individual ou coletivamente, proporcionado um aprender mais dinâmico, uma vez que hiperlinks fornecem uma rede de acesso onde cada um cria seus próprios percursos e caminhos através do acesso à leitura. Diferentemente do livro que é linear o hipertexto proporciona infinitas possibilidades de acesso rápido, proporcionando uma leitura mais dinâmica através de imagens e sons diferenciados e de autores distintos. O hipertexto torna mais rápido o acesso às informações e proporciona uma troca maior de saberes entre professores e alunos, portanto, uma nova forma de ler e de escrever. Proporciona o acesso a diversas culturas promovendo liberdade de busca de informações que se alternam, segundo as novas fontes de informações a cada novo hiperlink, ligando idéias e levando os alunos a criar seus próprios conceitos com base em várias informações sobre o mesmo assunto, selecionando e contextualizando, promovendo a interdisciplinaridade, socializando informações através do uso da tecnologia. Dessa forma, no hipertexto, tanto autor quanto leitor tornam-se protagonizadores na produção de conhecimentos.

Professora Marly Xavier da Silva Rauber

Nenhum comentário:

Postar um comentário