domingo, 25 de outubro de 2009

"Blogueiros da Educação"



Os Blogs surgiram como diários virtuais, contendo apenas textos e imagens estáticas, hoje, sua utilização facilitada pela convergência de mídias, vai além. Através dos posts, podcast, videocast estes passaram a ter vídeos e sons proporcionando maior interatividade e facilitando a construção coletiva do saber, as chamadas “blogosferas” “um sistema complexo, auto-regulado, extraordinariamente dinâmico e especialmente perceptível à informação que produz os meios tradicionais, em particular no que se refere a assuntos políticos e tecnológicos” (ORIHUELA)

Esta blogosfera torna seu usuário, “o blogueiro”, participativo levando-o a pensar de forma mais ampla, promovendo uma mudança cultural na forma de busca e disponibilização de informações, promovidos pela facilidade em criar e gerenciar os conteúdos, não exigindo de seus usuários conhecimentos técnicos para tal.

O blog como se constitui hoje é um exemplo de convergência de mídias, sendo um espaço de interatividade. Isso faz dos blogs uma ferramenta mais ampla, indo além da função de  apenas “diários virtuais”: são mídias de onde podem surgir inovações para a Web 2.0 e para as formas de transmissão de conteúdo, onde os autores além de produzir hipertextos, editam seus próprios programas em áudio ou vídeo.

Por todas estas características, o blog tornou-se um potente recurso didático de autoria, por ser um espaço de convergência de mídias, que o torna uma ferramenta pedagógica mais dinâmica e atrativa aos alunos, propiciando criatividade, produções, interatividade e construção coletiva do saber, promovendo a melhoria na qualidade do ensino.

Deixo aqui uma dica: visitem o site http://planeta.edublogosfera.com.br/top-hits.html , este é um diretório de sites e blogs educacionais e irá com sugestões que irão enriquecer a nossa prática pedagógica.


Segundo Henry Jenkins,“A cultura da convergência é o futuro, mas está sendo moldada no presente".



Vamos Blogar?



Professora Marly Xavier S.Rauber

Nenhum comentário:

Postar um comentário