terça-feira, 25 de maio de 2010

Atividade 3.7 TICs NTE Carazinho

Visitamos o Blog Portal do Professor, cujo endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Vários são os recursos disponíveis, porém chamo a atenção e convido para que visitem a página "ferramentas para interação"no Portal do Professor. O mesmo possui ferramentas para a interatividade, tais como Robô Ed, Blog, Rádio/TVs Universitárias e outros, Lista de Discussão, Redes sociais, junte-se a uma comunidade, Compartilhe vídeos, Escrita Colaborativa, Crie e Compartilhe Apresentações, Edite e Compartilhe Fotos, Organize e Compartilhe Favoritos, Comunicação on-line, podcast

Excelente ferramentas de interatividade que podem ser utilizadas como recursos didáticos e pedagógicos.
Vale a pena conhecer...
Marly

terça-feira, 18 de maio de 2010

Atividade Interdisciplinar -Projeto Valores

A partir do vídeo ”Reflorestamento do Morro Dois Irmãos”, disponível em youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=NXqkei331CE assistido durante a aula de geografia, nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio, e oi filme “Os Sem Florestas” nas séries iniciais, buscamos sensibilizar e refletir sobre a problemática do desmatamento e suas conseqüências para o meio ambiente, buscando alternativas para amenizar e provocar uma mudança de conceitos e atitudes, ou seja, resgatando e redescobrindo valores essenciais para a nossa vida.
Nas Séries Iniciais, foi desenvolvido um trabalho sobre: Criação de Histórias em Quadrinhos utilizando o programa HagaQuê, pelas Professoras Sirlei Schallemberger, Marcielle M. Ghellioni Gonçalves, Sandra M. Fuchina, Maria Cristina Kümpel e Roseli de Lima Garcia
Desenvolvimento da atividade:
A partir do Filme “Os Sem Floresta”, os professores trabalharão a questão da responsabilidade com os alunos, em relação aos cuidados com o meio ambiente sendo que este nos fornece os alimentos necessários para uma vida saudável. Os alunos foram orientados a fazer uma lista dos alimentos consumidos num dia, a partir daí foram levados ao laboratório de informática para pesquisar as vitaminas e nutrientes encontrados nestes alimentos. Após a socialização em sala de aula, o professor ressaltou a importância da alimentação saudável e da responsabilidade que temos com a nossa saúde, buscando a prevenção de doenças através de uma alimentação equilibrada. Sendo assim, os alunos em duplas, realizaram histórias em quadrinhos, no programa HagaQuê, abordando o tema “A nossa saúde é de nossa responsabilidade”. As histórias serão impressas, confeccionando um livro, o qual cada aluno levará para casa para informação e conscientização da família em relação a importância de uma alimentação saudável.

Nas Séries finais do ensino fundamental e ensino médio, na disciplina de Geografia, as professoras Liane Vignatti e Tania Maria Fucina Facco realizaram com seus alunos as seguintes atividades: TEMA: Responsabilidade no reflorestamento de áreas as margens de rios.
VÍDEO DISPONÍVEL EM: http://www.youtube.com/watch?v=NXqkei331CE
AVALIAÇÃO: Levantamento dos problemas que levaram a esse desmatamento e suas conseqüências para o meio ambiente,localizar no mapa do município áreas com problemas de desmatamento. A discussão será feita através de seminário, onde os alunos colocarão as suas opiniões e darão sugestões. Posteriormente se reunirão em grupos e farão slides usando imagens e fotos tiradas por eles mostrando áreas devastadas do nosso município, que serão apresentados para os demais alunos.
Na disciplina de matemática, as professoras, Marly Xavier da Silva Rauber, Nair Marlene Sand, Loreni Maria Martinelli Ferri, Julieta Pertile, desenvolveram com seus alunos, dentro da temática valores as seguintes atividades: Cálculos estatísticos e percentuais envolvendo área de desmatamento em nosso município com relação a quantidade de mudas necessárias para o reflorestamento da mesma.
Análise de gráficos comparativos segundo o novo código ambiental (APP- áreas de preservação permanente) envolvendo a resolução de problemas matemáticos.
Na disciplina de língua portuguesa coordenada pela professora Cleide Alves Souza Staforti, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa, sobre os tipos de textos, após, foram desenvolvidas ações dentro do projeto valores, tais como: leitura, compreensão, oralidade, interpretação, ortografia, análise sintática de orações e para culminar a temática, foram apresentadas dramatizações para os demais alunos da escola. Durante a pesquisa de textos, foram utilizadas as mídias hipertextos, vídeos do youtube, imagens, produção de slides entre outros. Alguns textos estão disponíveis no blog “Educa em Ação”.
A atividade interdisciplinar foi um sucesso.