domingo, 30 de agosto de 2009

Webquest para alunos da 4ª.Série do Ensino Fundamental



A 4ª série do Colégio Blau Nunes juntamente com a Prof. Cristina estão entusiasmadíssimos com a novidade da Webquest, proposta da Prof. do laboratorio de informática, segundo a Professora Marly Rauber:
“Webquest é um sistema virtual multidisciplinar de pesquisa orientada pelos professores criado em 1995 por Bernie Dodge, professor da Universidade Estadual da Califórnia. Atualmente já soma mais de 10 mil páginas na web e propostas educacionais de diversas páginas do mundo. É um conceito novo que alia tecnologia e ensino, revolucionando as pesquisas escolares. Estas envolvem alunos de todos os níveis de formação educacional. Webquest é uma metodologia utilizada pelos professores como uma atividade de aprendizagem cooperativa que se utiliza das fontes de informações do nosso cotidiano, tais como, sites da web, revistas, relatórios, etc., através de propostas de trabalho inovadoras, desafiadoras que despertam no aluno habilidades de pesquisa de forma prazerosa bem como o interesse em continuar aprendendo.
Cabe ao professor organizar de forma mais ampla a webquest para juntar fatos e relacionar o aprendizado à pesquisa planejando-a e construindo-a segundo uma estrutura metodológica contendo elementos estruturais seguindo uma ordem lógica: “introdução, tarefa, processos, recursos, avaliação e conclusão”, como especifica Maria Rosangela Bez no vídeo aula Webquest disponibilizado na página web pela Eproinfo”. O trabalho é apoiado pela Diretora Jussara.
“As crianças de hoje viverão em um mundo em que
quase tudo estará online. Então, quanto mais elas
tiverem a oportunidade de praticar esse tipo de
exercício melhor. Mesmo porque é necessário ensiná-las a serem
críticas com aquilo que encontram na web.”
(DODGE, 2005) in (MASCARENHAS, 2005).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inauguração da Rádio Escola - Conexão 03/07/09


No dia 03 de julho de 2009, inauguramos a Rádio Escola Conexão, durante a Festa Junina e XIV Festival da Canção do Colégio Estadual Blau Nunes.

Clique no link abaixo e confira os melhores momentos...


                                                                                                                                                                                                                           
Queridos Alunos!
A realização e o sucesso do Nosso projeto
"Rádio Escola Conexão"  só foi possível
graças ao empenho e dedicação de todo grupo.

Parabéns à todos.

Com carinho:

Profª. Marly 

RÁDIO ESCOLA - Projeto criado e desenvolvido como requisito para  PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS À EDUCAÇÃO  pIelo NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SUL-RIO-GRANDENSE/CAMPUS PELOTAS.



Coordenadora do Projeto "Rádio Escola Conexão"

De Volta para a História

O vídeo de Volta para a História apresenta a trajetória política e presidencial de Fernando Collor de Mello, produzido e desenvolvido pelos alunos do 3º ano 2 do Ensino Médio do Colégio Estadual Blau Nunes, para a disciplina de história, Profª.Nair, aliando as mídias e tecnologias ao conhecimento, com inovação e muita criatividade .


De Volta para a História por marlyrauber no Videolog.tv.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

COLÉGIO BLAU NUNES RETORNA SUAS ATIVIDADES COM ENERGIAS RENOVADAS


Após o período de recesso devido a pandemia da Gripe H1N1, a comunidade escolar do Colégio Estadual Blau Nunes retorna às suas atividades normais de trabalho de acordo com o Decreto da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A Diretora Jussara Barbosa dos Santos, preocupada com esta situação de alerta, tomou todas as medidas necessárias de prevenção, esclarecimento e cuidados importantes visando à segurança dos alunos, professores e funcionários. Dentre as providências e precauções neste aspecto, citamos: palestra com profissional da Secretaria Municipal da Saúde, aquisição de material de proteção e segurança, tais como, álcool gel, álcool 70° para limpeza de classes, trincos, bebedouros e demais materiais, toalhas de papel, sabonete líquido, copos descartáveis e distribuição de folders informativos sobre os cuidados que devemos ter para evitar o contágio. Também aconteceu reunião com os professores dando continuidade a “Jornada Pedagógica” envolvendo temas pertinentes no processo educacional.
“Queremos tranqüilizar os pais que estamos fazendo o possível para evitar que aconteçam casos de gripe em nossa escola, para tanto, pedimos a compreensão de cada um no sentido de manter em casa filhos com sintomas gripais, segundo recomendação da Secretaria da Saúde do Estado Rio Grande do Sul .
Comunicamos também que as aulas serão recuperadas aos sábados, conforme cronograma determinado pela CRE-RS. Com energias renovadas queremos dar continuidade às nossas atividades escolares, primando sempre pela qualidade do ensino e bem estar dos nossos alunos, que são a razão maior do nosso trabalho”, concluiu a diretora Jussara Barbosa dos Santos.