quarta-feira, 20 de maio de 2009

Encontram-se Abertas as Inscrições para o XIV Festival da Canção do Colégio Estadual Blau Nunes


O Colégio Estadual Blau Nunes comunica a todos os interessados que se encontram abertas as inscrições para o XIV Festival da Canção. O mesmo será realizado no dia 03 de julho de 2009, no Ginásio de Esportes deste educandário, em Santa Bárbara do Sul - RS, com início às 20h Categoria Infanto-juvenil: Idade até no máximo 14 anos; Categoria Adulto-Acima de 15 anos; Poderão inscrever-se para participar do Festival candidatos, para se apresentar individualmente, dupla e até trios, independente do grau de formação. Cada candidato poderá inscrever-se com no máximo duas músicas, em categorias diferentes (Cada concorrente sobe ao palco somente 2 vezes) O número de inscrições será limitado e o encerramento para as mesmas será dia 27 de junho de 2009 às 17horas. Haverá premiação em dinheiro e troféu para os classificados, a ser divulgado posteriormente. Este evento tem como “objetivo principal a valorização da música nativista, sertaneja e MPB, visto que nossa localidade é formada por homogeneidade étnica, oportunizando assim a manifestação e valorização dos diversos talentos regionais”. Ø Categoria Infanto-juvenil: Classificação: 1º. 2º. e 3º. Lugares Obs: Poderá concorrer com música independentemente de estilo musical, sendo considerado categoria única nesta modalidade. Ø Categoria Adulto Ficará assim distribuído em Categorias Musicais: a)Sertaneja - 1º, 2º e 3º lugares b)MPB e Rock - 1º, 2º e 3º lugares b)Nativista e Gauchesca - 1º, 2º e 3º lugares Haverá premiação para: A Música Mais Popular; O Cantor(a) Revelação. Maiores Informações: No CPM do Colégio ou com a Professora Marly Rauber no Laboratório de Informática deste educandário em horário escolar. Endereço: Colégio Estadual Blau Nunes Rua : Alberto Pasqualini, 156, Município de Santa Bárbara do Sul-RS CEP: 98240000 Fone fax: 55 33721334.

E-mail: colegio@colegioblaununes.brtdata.com.br
Santa Bárbara do Sul, 20 de maio de 2009

quarta-feira, 13 de maio de 2009

COLÉGIO E.BLAU NUNES COMEMORA 47 ANOS DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

No dia 12 de abril de 2009 a comunidade escolar e santabarbarense comemoraram festivamente o aniversário de 47 anos de existência e compromisso com a educação do Colégio Estadual blau Nunes
Origem do nome deste Educandário: "Blau Nunes"
Por que “Blau Nunes”?
Foi uma justa e merecida homenagem a um velho e lendário vulto da história riograndense. Índio da têmpera do autêntico gaúcho contador de “causos”, CRIADO POR João Simões Lopes Neto, em seu livro “Contos Gaúchos”.Tão reais eram os casos de Blau Nunes, que a vida parecia real. Era o tempo em que “Blau Nunes” nas horas galponeiras, reunindo com seus patrícios, dava a saber e sabor a apaixonantes aventuras. Era o tempo do campo aberto em que tudo era de todos e ninguém sabia o que era seu. A imagem desse gaúcho é para nós o símbolo da firmeza, da determinação, da coragem do homem das coxilhas do pampa gaúcho.
Por tudo o que se disse, por tudo o que foi e por tudo o que representou “Blau Nunes”, a Comissão Pró-Criação e funcionamento de uma Escola Estadual em Santa Bárbara do Sul, comissão essa composta de diversos líderes da comunidade, julgou por bem escolher o nome de “Blau Nunes” à escola que, graças ao esforço a abnegação desses homens de boa vontade, haveria de ser criada e haveria de funcionar em nosso Município.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Concurso Soletrando 2009

No dia 11 de maio de 2009 aconteceu no Colégio Estadual Blau Nunes a eliminatória para o “Soletrando Caminhos 2009”, segundo concurso Municipal de Soletração, organizado pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (SMECD). A eliminatória foi realizada com os alunos de 5ª. A 8ª. Série do Ensino Fundamental, sob a coordenação dos Professores Eunice, Marcielle e Antônio, os alunos vencedores de cada série representarão nossa escola no concurso municipal. Os alunos classificados são: 5ª. Série: Alex Miranda Santos; 6ª. Série: Érick Rodrigo dos Santos; 7ª. Série: Bárbara Luiza B. Bones e 8ª. Série: Patrícia de Carvalho.

Colégio Blau Nunes Investindo na “Qualidade do Ensino”


O Colégio Estadual Blau Nunes está investindo na qualidade do ensino dos seus alunos através de Oficinas Pedagógicas que venham acrescentar no processo ensino aprendizagem em todas as áreas.
No dia 6 de maio de 2009, quarta-feira, no turno da tarde, teve início as aulas de dissertação dentro do projeto Redação Nota 10, coordenado pelo Professor Zenir Fávero, com a participação de alunos do Ensino Médio.
Esta oficina tem como objetivo principal, fazer com que os alunos redijam com correção textos dissertativos, empregando argumentos claros, concisos e objetivos, além do incentivo à prática da leitura e ao hábito prazeroso da escrita. A redação dissertativa além de demonstrar domínio de conhecimentos, é um reflexo da personalidade do aluno.
A oficina será desenvolvida a partir de aulas teóricas, troca de idéias, discussão de temáticas e demais recursos que possibilitem a construção de um texto dentro dos padrões exigidos em concursos, vestibulares, PEIES, ENEM e PROUNE.
Segundo a Diretora Jussara Barbosa do Santos, outras oficinas iniciarão em breve, integrando a teoria à prática, valorizando saberes e aptidões dos alunos, descobrindo novos talentos e aprimorando a aprendizagem de novos alunos.

Direção Colégio Estadual Blau Nunes

Tema"Alimentos" é desenvolvido em Biologia através de Projeto de Rádio na Escola com alunos do 1º1 do Ensino Médio



Os alunos do 1º. Ano 1 do Ensino Médio do Colégio Estadual Blau Nunes, na disciplina de Biologia, idealizado e coordenado pela Professora Marly Xavier S. Rauber, realizaram um projeto de Rádio, desenvolvendo a temática “Alimentos os aliados da boa saúde!” no período de 27 de abril a 08 de maio de 2009, com a gravação de um Programa de Rádio, utilizando-se de mídias no contexto escolar.O programa por unanimidade dos alunos da série foi intitulado: “Comidinha Básica” bem como o nome Fictício da Rádio, "Rádio 1º.1 em Pânico".Fazendo uso de recursos das mídias, do computador e seus softwares, bem como os softwares para edição, buscou-se aliar informação e conhecimento envolvendo o tema na criação de um programa de rádio em que se aliou, entretenimento e informação, abordando a temática Alimentação numa visão contextualizada e bem humorada, ampliando o conhecimento das vitaminas presentes nos alimentos, os constituintes químicos da matéria viva (proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas água e sais minerais) bem como suas funções, curiosidades e dicas envolvendo o tema alimentação. Reaprendendo e estabelecendo de forma coerente as relações entre alimento x vitaminas x doenças de carência, bem como distúrbios alimentares na busca de e um corpo perfeito, problemáticas estas comuns em adolescentes, utilizando-se para tal de propagandas, perguntas e respostas, debates envolvendo todos os alunos do 1º. Ano do Ensino Médio na disciplina de Biologia, promovendo assim a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida através do conhecimento, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável na preservação da saúde. Usaram da criatividade para elaborar o script desenvolvendo os assuntos referentes ao tema, bem como propagandas fictícias com interesse, criatividade, responsabilidade e dedicação, propondo continuidade neste projeto com o desenvolvimento de novos temas em novos programas. Realmente o desenvolvimento do projeto foi um sucesso!
Para ouvir diretamente na internet através do site clicar no botão abaixo: